Destaques do Dia
16/07/2024
João Pedro Boskovic Cortez joao.cortez@vallya.com
Alan da Mota Penteado Rafaini alan.rafaini@vallya.com
Governo Federal promove aumento no movimento do Aeroporto Galeão (RJ): Em outubro de 2023, o Governo Federal implementou medidas de redistribuição de voos no Rio de Janeiro (RJ). O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), localizado na Ilha do Governador e concedido à concessionária RioGaleão, controlada pelo Grupo Changi, de Cingapura, foi impulsionado pelas restrições implementadas ao Aeroporto Santos Dumont, administrado pela Infraero. Em maio deste ano, o Galeão registrou movimentação de 1,01 milhão de passageiros, representando um crescimento de 72,5% em relação a setembro de 2023, quando recebeu 586,6 mil viajantes. O fluxo dobrou em comparação a maio de 2023, quando alcançou 489,5 mil passageiros. O Santos Dumont, agora focado em voos nacionais, viu sua movimentação cair drasticamente, recebendo 531,5 mil passageiros em maio de 2024, menos da metade do registrado em setembro de 2023 e maio do ano anterior. A proximidade de 18 quilômetros entre os dois aeroportos é destacada, como Galeão beneficiando-se de uma estrutura mais ampla, incluindo maior capacidade de carga. A expectativa é que o Galeão receba 14,2 milhões de passageiros em 2024, próximo ao nível de 2018 pré-pandemia. A RIOgaleão, administrada pela Changi, prevê alcançar 16 milhões de passageiros em 2025, refletindo o crescimento contínuo e os esforços para expandir as operações e melhorar a infraestrutura de transporte na região. (Valor Econômico)
Porto do Açu (RJ) se articula com foco na construção da Estrada de Ferro: Um projeto elaborado pela Prumo Logística, controlada pelo fundo americano EIG Global Energy Partners, define a construção da Estrada de Ferro 118 (EF-118), que integrará o Complexo Portuário do Açu à malha ferroviária nacional. O objetivo é aumentar a movimentação de cargas do Porto do Açu, atualmente em 85 milhões de toneladas por ano, concentradas em minério e petróleo. A Prumo Logística realizou estudos de viabilidade e engenharia executiva para a licitação da construção da EF-118, que serão submetidos ao Governo Federal. Segundo o projeto inicial, os 530 km de trilhos ampliará a movimentação do Porto do Açu, favorecendo a especialização do norte fluminense na rota de exportações de matérias-primas brasileiras, especialmente alimentos. Atualmente a conexão com o Porto limita-se a rodovias. A obra quando finalizada deverá atrair investimentos privados significativos para a região, gerando empregos bem remunerados e fortalecendo os núcleos industriais e de serviços. A expectativa é que o projeto da EF-118 seja consolidado em breve, após a finalização dos estudos de engenharia, demanda de carga, ambientais, fundiários e jurídicos. Na sequência, seria encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa da construção da linha férrea deverá ocorrer em três a quatro anos após esses processos. (O Dia)
Outras notícias
Na semana que vem (22), a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) anunciou a realização da Audiência Pública nº 001/2024, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). O evento discutirá a revisão do contrato de concessão de distribuição de gás canalizado no estado. Entre os tópicos, estão: (i) o retorno mínimo de 20% sobre investimentos, (ii) compatibilidade com metodologias como o Preço Médio Ponderado e (iii) remuneração de 20% sobre investimentos diante do cenário econômico nacional. A participação ativa de munícipes, empresas e entidades é crucial para garantir um serviço eficiente, seguro e sustentável de distribuição de gás em Sergipe. (AJN do Norte)
Nessa segunda-feira (15), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) informou que as obras da Rota Bioceânica devem ser concluídas entre o final de 2026 e início de 2027. O projeto prevê a pavimentação de trechos de rodovias no Paraguai e Argentina, construção de ponte sobre o Rio Paraguai e reestruturação da BR 257 até Porto Murtinho. Com um trajeto de 2.396 km, a rota ligará os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Paraguai e Argentina. Estima-se que a conclusão física da obra custe cerca de R$ 102 milhões. Além das obras físicas, a operacionalização completa da rota enfrentará desafios na transposição de fronteiras para tornar o corredor competitivo. Atualmente, 80% dos contêineres que chegam vazios aos portos do Pacífico da China poderiam retornar cheios de produtos brasileiros, como carne, aproveitando o frete a custo reduzido. (Caarapo News)
A Prefeitura Municipal de São Paulo (SP), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, autorizou a contratação da Eletropaulo (Enel) para realizar a requalificação do corredor de ônibus da Av. Amador Bueno da Veiga, na zona Leste da capital. As obras de requalificação do corredor foram iniciadas em março deste ano, incluindo o enterramento das redes de energia elétrica e de telecomunicações, a retirada de postes para melhorar a acessibilidade e a implantação de pavimento rígido de concreto nas paradas de ônibus. O projeto terá investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões, abrange um trecho de 2,5 km entre a Praça Dona Micaela e a Rua Mandu, ao todo o corredor possui 5 km. Assim, estão previstas obras de melhoria como pavimento flexível nas demais faixas de rolamento, infraestrutura para monitoramento por câmeras nas paradas, microdrenagem, renovação da sinalização viária e acessibilidade. (Diário do Transporte)
Painel Infra Mensal
Comments