No último dia 23.04, a Vallya participou, conjuntamente com empresários do ramo de mineração e representantes do Governo do Distrito Federal, de encontro em Lisboa, Portugal, para apresentar à TAP Air Portugal projeto que contempla a exportação de carga de valores e metais preciosos por intermédio do Aeroporto Internacional de Brasília.
Esta iniciativa visa reduzir os custos operacionais e dar maior agilidade na exportação dessas mercadorias de alto valor agregado, extraídas na sua maior parte de atividades minerárias localizadas nas regiões Centro-Oeste e Norte do País. Atualmente, a exportação para o mercado europeu e árabe ocorre exclusivamente pelos aeroportos paulistas de Cumbica e Viracopos.
Uma segunda etapa desse projeto contemplará o refino e certificação de ouro no Distrito Federal para atender demanda do mercado interno da indústria joalheira.
Há expectativa de que nos próximos 90 dias haverá a exportação do primeiro lote de ouro via Aeroporto Internacional de Brasília, por intermédio de voos da TAP Air Portugal para atender demandas do mercado suíço. Esta operação, inclusive, poderá possibilitar a disponibilidade de mais um voo diário na rota Brasília – Lisboa.
Comments