top of page

INFRAESTRUTURA EM DESTAQUE - 24/01/2023

Infraestrutura em Destaque

24/01/2023

Alan da Mota Penteado Rafaini alan.rafaini@vallya.com

João Pedro Boskovic Cortez joao.cortez@vallya.com

Destaques do Dia Ponte da BR-470 no Alto Vale será licitada pelo dobro do valor: O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou um novo edital para revitalizar a ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, no km 112 da BR-470. A estrutura fica no limite entre os municípios de Apiúna e Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina. Neste momento, a estrutura apresenta patologias na construção que são facilmente perceptíveis, assim como o nível do desgaste têm sido alvo de reclamações. De acordo com o próprio edital, a descrição do equipamento consta que a ponte possui trincas, rachaduras, infiltrações e erosão. Esta será a terceira vez que o DNIT tenta contratar uma empresa para realizar obras de reparo na estrutura, que é considerada uma das piores, em termos do estado de conservação, em Santa Catarina. Segundo o edital, o montante a ser pago à empresa vencedora do processo licitatório é de R$ 15.040.187,01. O valor foi corrigido em razão do aumento recente dos valores de insumos, mão-de-obra no setor da construção civil. O prazo para o envio de propostas vai até o dia 14 de fevereiro. O órgão prevê que o tempo para a conclusão das obras não ultrapasse 18 meses. Após a etapa de contratação, os seis meses iniciais serão destinados aos estudos e análises, seguidos pela execução das obras. (ND+) Governo de Goiás inicia a implantação do Sistema Ferroviário Estadual: O Governo do Estado de Goiás deu início às tratativas para implantação do futuro Sistema Ferroviário Estadual (SFE), similarmente ao Sistema Rodoviário Estadual (SRE), que faz parte da malha viária estadual. Ontem (23), a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), órgão responsável pelo projeto, promoveu a primeira reunião com representantes de setores interessados na ampliação do transporte multimodal. O objetivo foi apresentar a proposta, receber sugestões e elaborar, de forma compartilhada, um projeto de lei que autorize a criação de ferrovias no Estado. Durante o evento, foi ressaltado o potencial de Goiás para absorver o modelo ferroviário, uma vez que reduziria o tempo de viagem e a emissão de gás carbônico, reduziria veículos de cargas de rodovias, diminui acidentes, amplia o conceito de mobilidade e reflete positivamente no turismo. O presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, abriu o encontro declarando que o tema é prioritário para o Governo de Goiás e que a criação do SFE será realizada em parceria com os setores envolvidos. “Queremos ouvir as sugestões para elaboração de uma minuta do projeto de lei e para a definição do primeiro ramal secundário”, salientou Vissotto. Assim, a Goinfra irá reduzir a burocratização ao máximo, aumentando a participação da iniciativa privada. (Jornal Contábil)

Outras notícias

  • A Fundação de Esportes de Londrina (PR) abriu dois editais de Sondagem de Mercado para o Kartódromo Municipal e a Praça da Juventude da Zona Norte. O objetivo é receber propostas e projetos, o que permitirá a identificação de possíveis parcerias com o setor privado para gestão dos dois locais. O prazo de envio de propostas será finalizado no dia 30 de março. Os interessados podem entrar em contato com a Diretoria Administrativa e Financeira da Fundação pelo seguinte endereço eletrônico: diretoriadmfel@gmail.com. Uma reunião para a apresentação dos projetos para os dois equipamentos públicos será realizada no próximo dia 13. (CBN Londrina)

  • Em razão do atraso em obras, que já deveriam ter sido finalizadas pela Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), a concessão do tratamento de esgoto do município foi prorrogada em 15 anos. Assim, o contrato com a concessionária GS Inima Ambient, controlada pela GS E&C, um conglomerado da Coréia do Sul, será finalizado apenas em 2033. A medida ocorre após a inclusão de termos aditivos ao contrato original. A concessão no município é parcial, ou seja, a empresa administra o esgoto, enquanto a Prefeitura de Ribeirão é responsável pelo sistema de água. Nesta semana, foram iniciadas as obras de ampliação da maior estação, a expectativa é que a obra, que custará R$ 40 milhões, seja finalizada até 2024. (Folha de São Paulo)

  • Ontem (23), a Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) republicou no Diário Oficial do Município, o edital para a contratação do serviço de transporte coletivo urbano no município. O novo edital possui ajustes que satisfazem as impugnações realizadas em dezembro do ano passado, momento inicial do processo de licitação. Assim, destaca-se a prorrogação do prazo de apresentação das propostas pelas empresas interessadas no contrato. O objetivo é aumentar a competitividade, o que amplia a chance de redução de custos da administração. As empresas interessadas em participar do certame terão oito dias úteis para apresentar as propostas, o contrato terá duração de dois anos. (Jornal Floripa)

Painel Infra Mensal

Painel Infra Mensal

Copyright © Vallya 2023, Todos os direitos reservados.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


CONTATO
bottom of page